Instituto Entrelaços • Rua Barão do Flamengo, nº 22, sala 903 • Flamengo • Rio de Janeiro • Cep 22220-900 •

(21)2225-6155  • (21) 2530-4137 •  (21) 97954-3131

Um Segredo entre Nós  (Fireflies in the Garden ), EUA – 2008.

 

O escritor Michael (Ryan Reynolds) retorna a casa onde viveu sua tumultuada infância para comemorar a tardia graduação de sua mãe Lisa (Julia Roberts). Os pais de Michael discutem dentro do carro e após um acidente Lisa morre. Michael descobre segredos constrangedores, recorda de momentos de sua infância complicada e precisa decidir se irá mesmo publicar seu livro de memórias, o que o faria retornar a um passado difícil e encarar o duro relacionamento que tem com seu pai Charles (Willem Dafoe).
 

Cerejeiras em Flor (Kirschbluten – Hanami), França – 2008. 

 

Vivendo no interior da Alemanha, o casal Trudi e Rudi não faz rima apenas com seus nomes. Após décadas de casamento, Trudi fica sabendo que seu marido Rudi tem pouco tempo de vida. Calada e solitariamente, represando suas lágrimas com a prática de quem sempre represou suas vontades, ela decide não contar nada para ninguém. E se inicia na dura empreitada de fazer o marido - um homem de hábitos irritantemente rígidos - aproveitar as alegrias que ainda porventura possam lhe restar.


Em Busca da Luz  (Go Toward the Light), EUA – 1998.

 

Esta é a história de um jovem casal que lutou pela vida de Ben, seu filho de oito anos. Claire Madison ( Linda Hamilton) é uma jovem mãe com três filhos hemofílicos. Ela e seu marido Greg (Richard Thomas), têm tentado criar seus filhos dentro dos padrões os mais normais possíveis. Mas, suas vidas são viradas de cabeça-para-baixo quando Ben, seu filho mais velho, fica doente durante as férias.


A Morte e Vida de Charlie (Charlie St. Cloud), EUA – 2010.

 

Charlie St. Cloud (Zac Efron) é um jovem que sofre em aceitar a morte de seu irmão mais novo, com o qual mantinha uma ligação especial. Para ficar próximo a ele, Charlie aceita um emprego de zelador no cemitério em que ele está enterrado. Todas as noites ele vê o irmão e os dois podem matar as saudades, tudo parecida simples até que ele se apaixonar por uma jovem e ter de fazer uma escolha: ficar perto do seu querido irmão ou ir atrás da garota que ele ama.


As Invasões Bárbaras  (Les Invasions Barbares), Canadá – 2002.

 

Com dificuldade de aceitar a realidade da morte e arrependido por seu passado, Rémy (Rémy Girard) tenta encontrar a paz em seus últimos momentos de vida. Seu filho ausente, Sébastien (Stéphane Rousseau), está lá para tentar confortá-lo; sua ex-mulher, ex-amantes e velhos amigos também o acompanham nesse momento definitivo da vida. 


Lado a Lado  (Stepmom), EUA – 1998.

 

Uma jovem de doze anos (Jena Malone) e um garoto de sete (Liam Aiken), filhos de pais separados, não aceitam a nova namorada de seu pai (Ed Harris), uma bela e renomada fotógrafa (Julia Roberts). Por sua vez, a mãe das crianças (Susan Sarandon) ainda alimenta esta briga, fazendo o gênero "mãe perfeita". Até que a notícia de um câncer em estágio avançado em uma das duas mulheres, muda completamente a relação entre os familiares.

 

A Partida  (Okuribito),  Japão – 2008.

 

Daigo (Masahiro Motoki) é um violoncelista que perde o emprego numa >orquestra de Tóquio e decide voltar para o interior, ao lado da esposa, para a cidade onde cresceu. Lá, arruma um emprego que atrai o preconceito de muita gente: Daigo é encarregado de preparar os mortos para seus funerais.


Mar Adentro - (Mar Adentro), Espanha – 2004. 

 

Ramón (Javier Bardem) leva quase trinta anos debilitado em uma cama sob os cuidados de sua família. Sua única janela para o mundo é a de seu quarto, junto ao mar por onde tanto viajou e onde sofreu o acidente que interrompeu sua juventude. Desde então, seu único desejo é terminar com sua vida dignamente. A chegada de duas mulheres alterará seu mundo - Julia (Belén Rueda), a advogada que quer apoiar sua luta e Rosa (Lola Dueñas), uma vizinha do povoado que tentará convencer-lhe de que viver vale a pena. A luminosa personalidade de Ramón termina por cativar a ambas, que terão que questionar como nunca os princípios que regem suas vidas. Ele sabe que só a pessoa que o ama de verdade será aquela que vai lhe ajudar a realizar essa última viagem.


Além da Vida (Hereafter), EUA – 2011. 

 

George é um operário com uma conexão especial com a vida após a morte desde sua infância. Uma jornalista francesa, Marie tem uma experiência de quase morte, que abala sua realidade. E quando Marcus, um garoto londrino, perde uma pessoa muito próxima, ele começa uma procura desesperada por respostas. Enquanto cada um segue o caminho em busca da verdade, suas vidas vão se cruzando, e podem mudar para sempre.


A Balada de Narayama ( Narayama Bushi-Ko), Japão – 1983.
No fim do século XIX, em um pequeno vilarejo japonês, o morador que completa 70 anos de idade deve subir ao topo de uma sagrada montanha e aguardar por sua morte. Aquele que se recusa a cumprir a tradição traz a desonra para sua família. Mas para Orin (Sumiko Sakamoto), uma senhora de 69 anos, procurar uma esposa para o seu filho mais velho, Tatsuhei (Ken Ogata), é mais importante do que cumprir a amarga tradição.


A cura (The Cure) – EUA , 1999.
Erik (Brad Renfro) é um garoto solitário que atravessa todas as barreiras que o preconceito ergueu e se torna amigo do seu vizinho, Dexter (Joseph Mazzello), um garoto de 11 anos que tem AIDS. Erik se torna muito ligado a Linda (Annabella Sciorra), a mãe de Dexter, e na verdade fica mais próximo dela que da sua própria mãe, Gail (Diana Scarwid), que é negligente com ele e quase nunca lhe dá atenção. Quando os dois garotos lêem que um médico de Nova Orleans descobriu a cura da AIDS, os meninos tentam chegar a este médico para conseguir a cura


O óleo de Lorenzo  (Lorenzo’s Oil) – EUA, 1992.

 

A dura notícia de que o filho de cinco anos, Lorenzo, tem uma doença terminal rara marca o início de uma missão extraordinária para Augusto e Michaela Odone (Nolte e Sarandon). A despeito do diagnóstico, os pais se lançam para salvar o filho, enfrentando médicos, cientistas e grupos de apoio que relutam em incentivar o casal na busca de uma cura. O esforço inesgotável dos dois testa a resistência de seus laços de união, a profundidade de suas crenças e os limites da medicina convencional.


Colcha de Retalhos (How to make na American Quilt) – EUA, 1995.

 

Enquanto elabora sua tese e se prepara para se casar Finn Dodd (Wynona Ryder), uma jovem mulher, vai morar na casa da sua avó (Ellen Burstyn). Lá estão várias amigas da família, que preparam uma elaborada colcha de retalhos como presente de casamento. Enquanto o trabalho é feito ela ouve o relato de paixões e envolvimentos, nem sempre moralmente aprováveis mas repletos de sentimentos, que estas mulheres tiveram. Neste meio tempo ela se sente atraída por um desconhecido, criando dúvidas no seu coração que precisam ser esclarecidas.


Amor além da Vida (What Dreams May Come) – EUA, 1998

 

Chris Nielsen (Robin Williams), Annie (Annabella Sciorra), sua esposa, e os filhos do casal fazem uma família feliz. Mas os jovens morrem em um acidente e o casal é bastante afetado, principalmente Annie. No entanto, eles superam a morte dos filhos e conseguem levar suas vidas adiante, mas quatro anos depois é a vez de Chris morrer em um acidente e ser mandado para o Paraíso. Mas não um Céu com arcanjos e harpas, pois lá cada um tem um universo particular e o dele é uma pintura (sua mulher coordenava uma galeria de arte). Enquanto tenta entender o Paraíso, onde tudo pode acontecer, bastando que apenas deseje realmente, Chris fica sabendo que Annie, dominada pela dor, comete suicídio. Assim, ele nunca poderá encontrá-la, pois os suicidas são mandados para outro lugar. Mesmo assim decide tentar achá-la, apesar de ser avisado que mesmo que a encontre, ela nunca o reconhecerá


O doce amanhã (The Sweet Hareafter) – Canadá, 1997.

 

Um acidente de ônibus escolar provoca a morte de 20 crianças, em uma cidade no interior do Canadá. As famílias em luto são visitadas por Mitchell Stephens (Ian Holm), um advogado que tenta convencer os pais a pedirem uma indenização contra qualquer um que possam culpar. Paralelamente Mitchell enfrenta um drama pessoal, pois sua filha é viciada em drogas. A comunidade está paralisada em sua dor, mas Nicole (Sarah Polley), uma jovem que sobreviveu ao acidente, de sua cadeira de rodas talvez possa ser o testemunho que decidirá este caso.


Direito de Amar (A Single Man) – EUA, 2009.

 

George (Colin Firth) é um professor de inglês, que repentinamente perde seu companheiro de 16 anos. Sentindo-se perdido e sem conseguir levar adiante sua vida, ele resolve se matar. Para tanto passa a planejar cada passo do suicídio, mas neste processo alguns pequenos momentos lhe mostram que a vida ainda pode valer a pena


As coisas impossíveis do amor (The Other Woman) – EUA, 2009.

 

Emilia (Natalie Portman) é uma advogada recém-formada que vai trabalhar numa firma e acaba se envolvendo com o seu chefe casado, que depois se separa da esposa e fica com Emilia. Os dois têm um bebê que, por causa de uma tragédia, morre ainda muito pequeno, o que vai provocar muitas complicações no relacionamento do casal. Emilia agora tem que superar a perda do filho, enfrentar as constantes brigas com Carolyn (Lisa Kudrow), a ex-mulher de Jack, e tentar conquistar o amor de William, filho do primeiro casamento de Jack, além de lutar para reatar os laços afetivos com o seu pai.


Meu pai, uma lição de vida ( Dad) -  EUA , 1989.


Este drama, estrelado por Jack Lemmon, trata da emocionante relação entre pai e filho. Quando a mãe (Olympia Dukakis) de Mr. Holland do workaholic John Tremont (Danson) é repentinamente hospitalizada, ele retorna para o seu lar a fim de cuidar de seu velho pai (Lemmon). À medida que John ensina seu pai a conquistar novamente sua independência, o relacionamento entre ambos melhora de forma impressionante. Meu Pai, Uma Lição de Vida lembra a importância da família para que se obtenha o pleno sucesso na vida.

 

Quando você viu seu pai pela última vez? (And When Did You Last See Your Father?) – Reino Unido/ Inglaterra, 2008.

Blake Morrison (Colin Firth), um habilidoso escritor e poeta, chega à casa de seus pais para passar os últimos dias com seu pai Arthur (Jim Broadbent, vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2001 por seu trabalho em Iris), um médico do interior de bom coração, mas de temperamento exasperante, por vezes rude e insensível que acabou por distanciá-lo de seu filho. Mesmo assim, quando Arthur vai se despedindo desta vida, as memórias do seu passado - as boas e as ruins - forçam Blake a aceitar a possibilidade que seu pai 'imortal, invencível e infalível' seja, afinal das contas, apenas um ser humano. Esta história foi adaptada das memórias de Blake Morrison.


Nas Profundezas do Mar sem Fim (The Deep End of the Ocean) – USA, 1999.

 

Michelle Pfeiffer tem uma atuação excepcional como a esposa e mãe que é forçada a recontruir sua vida e sua familia após uma terrivel separação. Baseado no livro de Jacquelyn Mitchard, Nas Profundezas do Mar sem fim é contudentende e emocionante. Quando seu filho de repente desaparece, a dor pela perda da criança arasa a familia Cappadora por quase uma decada. Mas é o retorno repentino do garoto que faz com que a familia passe momentos de confronto e ressentimento. Treat Williams está grandioso como o marido trabalhador e compreensivo de Michelle Pfeiffer. Whoopi Godberg brilha em sua dramatica interepretação da detetive Candy Bliss.


O Sétimo selo (Det Sjunde Inseglet) – Suécia, 1957.

 

Suécia, Idade Média. De volta das Cruzadas, o cavaleiro Antonius (Max Von Sydow) tem dúvidas sobre a existência de Deus. Ao seu redor, encontra apenas sofrimento e destruição. A inquisição e a peste negra devastam sua terra. Em suas andanças, Antonius encontra a Morte, que o desafia para uma partida de xadrez.


O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button) – EUA, 2009. 

 

Drama baseado no clássico conto de F. Scott Fitzgerald, que narra a história de Benjamin Button, um homem que nasce velho e misteriosamente começa a rejuvenecer, passando a sofrer as estranhas consequências do fenômeno.


Reine sobre mim (Reign Over Me) – EUA, 2007.

 

Adam Sandler, Don Cheadle, Jada Pinkett Smith e Liv Tyler estrelam essa história sobre Charlie Fineman (Sandler) que entrou em depressão logo após a morte de sua esposa e filhos. A vida de Charlie melhora muito depois de reencontrar um antigo amigo de faculdade, Alan Johnson (Cheadle), cuja vida está dividida entre o trabalho e a família. O reencontro dos amigos fortaleceu o antigo e esquecido vínculo de amizade e os dois passaram a viver melhor emocionalmente.


Antes de Partir (The Bucket List) – EUA, 2007.

 

HIstória de dois doentes terminais que dividem um quarto de hospital. Decididos a pôr em prática uma lista de coisas que gostariam de fazer antes de morrer, os dois senhores fogem do hospital em que estão internados.


Outono em Nova York (Autumn in New York) – EUA, 2000.

 

A bela e tocante história de um romance que só acontece uma vez na vida e que se desenrola numa única e curta estação do ano. Explorando o amor em todas suas características fascinantes, assustadoras e provocantes, 'Outono em Nova York' aborda as façanhas sexuais do dono de restaurante Will Kane (Gere), um famoso playboy de 50 anos e mestre da sedução sem compromissos, que não acredita nas palavras 'para sempre' . Até que ele conhece uma jovem que tem a metade de sua idade e o dobro de sua maturidade. Charlotte Fielding (Ryder) é uma mulher liberal, que deseja experimentar as emoções da vida adulta e que tem suas próprias razões para crer que as coisas não podem durar para sempre.


A escolha de Sofia (Sohie’s  Choice) -  EUA, 1983.


A favorita das telas, Meryl Streep, recebeu um Oscar por interpretar a vida de Sophie Zawistowska neste envolvente drama ambientado no Brooklyn de 1947 logo após a II guerra mundial. Kevin Kline faz o papel de seu amante dominador. A história gira em torno da luta de Sophia, uma imigrante polonesa católica que vive nos EUA e que havia sobrevivido a um campo de concentração nazista. O drama do casal se desdobra através das observações de um amigo aspirante a escritor, Stingo, (Peter MacNicol). Conforme o trio vai se aproximando um do outro, Stingo descobre as verdades escondidas sobre as quais eles estão encobrindo, resultando numa narrativa envolvente e emocionante.


Uma prova de amor (My Sister´s Keeper) – USA , 2009.


A pequena Anna foi concebida para salvar a vida de sua irmã Kate, que desde criança passa por uma série de tratamentos médicos. Mas Anna toma uma decisão que seria impensável para a maioria.


Luto em Luta – Brasil, 2012.


A tragédia diária do trânsito de São Paulo é apresentada através de imagens de acidentes automobilísticos ocorridos na cidade, além de depoimentos de vítimas e seus familiares. Também são ouvidos especialistas em trânsito, médicos, psicanalistas, jornalistas, juristas, políticos e cidadãos comuns.


Uma lição de Vida (Wit) – USA, 2001.


Vivian Bearing (Emma Thompson) é uma professora universitária que leciona poesia inglesa e sab, através de Kelekian (Christopher Lloyd), um oncologista famoso, que tem um câncer de ovário em estágio avançado. Assim ela terá de fazer um tratamento radical, que resultará em efeitos colaterais, mas não há outra opção, pois suas chances de cura são mínimas. Durante o tratamento Vivian analisa suas reações à doença, o tratamento e fatos marcantes da sua vida. Ela é burocraticamente assistida por Kelekian, que só se importa com o resultado sem levar em conta os efeitos que causam no paciente. Além dele há Jason Posner (Jonathan M. Woodward), um médico que foi aluno de Vivian, e Susie Monahan (Audra McDonald), a enfermeira-chefe e também a única pessoa no hospital que a trata com calor humano, calor este que ela nunca teve com seus alunos mas agora anseia intensamente.


Tão forte, tão Perto  (Extremely Loud and Incredibly Close) – EUA, 2011.


Após perder o pai, o menino Oskar, que tem síndrome de Asperger, trava uma batalha pessoal para superar o luto e se reconectar com o mundo. O filme é um drama que trabalha bem a saudade e a esperança.


Um amor verdadeiro (One True Thing) – EUA, 1998.


Narrado quase todo em flashback, retrata os últimos meses da vida de Kate Gulden (Meryl Streep), que está morrendo de câncer. George Gulden (William Hurt), o marido e escritor frustrado, alegando que não pode cuidar da esposa por ter uma vida profissional intensa pressiona Ellen Gulden (Renée Zellweger), a filha, para largar seu emprego de jornalista em Nova York e sua vida particular para cuidar da mãe. Ellen concorda a contragosto, pois além de prejudicar sua carreira se vê em um contexto social totalmente estranho.


Terra de sonhos (In América) – EUA, 2003.


Christy (Sarah Bolger) é uma garota de 11 anos cuja família se mudou recentemente, da Irlanda para os Estados Unidos. Ela vê seu novo lar como um local mágico e especial, onde sonhos podem se tornar realidade. Para seus pais a mudança é a chance de recomeçar a vida, depois da perda do filho mais novo.


Iris (Iris) – EUA, 2001.

 

A história de amor entre a novelista e filósofa Iris Murdoch e seu marido, o professor John Bayley, contada em duas épocas distintas: na juventude, quando se conheceram, e na velhice, quando Iris sofre do mal de Alzheimer.


Cine Majestic (The Majestic) – EUA, 2001.


Em plena década de 50, Peter Appleton (Jim Carrey) é um jovem e ambicioso roteirista de cinema que se torna, por engano, alvo do macarthismo. Acusado de seguir a doutrina comunista, ele perde seu emprego e acaba sofrendo um acidente em que seu carro cai em um rio. Sem memória e levado pela correnteza para perto de uma pequena cidade do interior da Califórnia, ele acaba sendo confundido com Luke Trimble, o filho do dono da sala de cinema local, que desapareceu em meio a 2ª Guerra Mundial. Após assumir a identidade de Trimble, ele então redescobre a magia do cinema ao iniciar a reforma da sala e prepará-la para sua reestréia


Intocáveis (The Intouchables) – França, 2012.


Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.


Sob a areia (Sous le Sable) – França, 2000.

 

Por 25 anos Marie Drillon (Charlotte Rampling) e Jean (Bruno Cremer), seu marido, têm tido um casamento feliz. Durante o verão eles estão passando férias no sul da França e, na praia, Jean deixa Marie tomando banho de sol enquanto vai nadar. Esta foi a última vez que Marie o viu. Ela notifica as autoridades do desaparecimento de Jean e volta para Paris, onde trabalha como professora de literatura inglesa, como se nada tivesse acontecido. Incapaz de aceitar que Jean está morto, ela pensa e age como se ele ainda estivesse ao lado dela, o que perturba seus amigos e Vincent (Jacques Nolot), seu novo amante.


Reencontrando a felicidade (Rabbit  Hole) – EUA, 2010.

 

Becca (Nicole Kidman) e Howie Corbett (Aaron Eckhart) formavam uma família feliz, mas suas vidas viraram do avesso após a morte do filho, Danny (Phoenix List), num acidente de carro. Depois de largar a carreira de executiva para virar dona de casa, ela tenta redefinir sua vida se cercando dos familiares e pessoas bem intencionadas para ajudar a superar a dor da perda. Enquanto dá início a uma "estranha" amizade com o jovem Jason (Miles Teller), motorista do carro no fatídico acidente, seu marido mergulha no passado, buscando apoio em estranhos que poderiam oferecer algo que a esposa não consegue. Assim, perdidos em seu sofrimento, os Corbett fazem escolhas surpreendentes para seu futuro.


P.S. Eu te amo (P.S. I love you) – EUA , 2007.


Holly Kennedy (Hilary Swank) é casada com Gerry (Gerard Butler), um irlandês engraçado por quem é completamente apaixonada. Porém quando Gerry morre devido a uma doença a vida de Holly também acaba, já que ela entra em profunda depressão. Mas o que ela não esperava era que, imaginando que isto poderia acontecer, Gerry deixou para ela diversas cartas antes de morrer. Cada uma delas busca guiar Holly no caminho de sua recuperação, não apenas da dor pela sua perda mas também de sua própria redescoberta.


Ponette – À espera de um anjo (Ponette) – França, 1996.


Ponette (Thivisol), uma menina de 4 anos, é confrontada com a morte da mãe, mas não consegue aceitá-la e acredita que ela irá voltar para junto de si. Durante as suas tentativas para falar com a falecida, Ponette questiona adultos e outras crianças, recebendo conselhos sobre religião, filosofia, magia negra e como falar com Deus.


Em busca de uma nova chance (The Greatest) – EUA , 2011.


No último dia de aula, Rose (Carey Mulligan) enfim consegue conversar com Bennett (Aaron Johnson), que a paquera desde o primeiro dia. Eles iniciam um romance arrebatador, onde um é o que o outro sempre sonhou. Só que, logo após terem sua primeira noite de amor, um caminhão atinge o carro em que estão. O acidente mata Bennett, o que coloca seus pais, Allen (Pierce Brosnan) e Grace (Susan Sarandon), além do irmão Ryan (Johnny Simmons), em choque. Três meses depois, Rose bate à porta da família Brewer para avisá-los que está grávida de Bennett.


Now is Good – Inglaterra, 2012.


Tessa é uma adolescente de 17 anos apaixonada pela vida. Diagnosticada com uma doença terminal, ela decide fazer bom uso de cada momento fazendo uma lista de coisas que uma adolescente normal iria experimentar. Com a ajuda de uma amiga, ela começa a pôr em prática os itens da lista e, enquanto seus pais e seu irmão lidam com o medo de perdê-la de suas próprias maneiras, Tessa passa a explorar um mundo novo e viver cada dia o mais intensamente possível. No entremeio, a garota se apaixona por Adam, seu novo vizinho, item que não estava na lista mas que se prova a mais revigorante experiência de todas.


Patch Adams – O amor é contagiante (Patch Adams) – EUA, 1998.


Baseado numa história verdadeira, 'Patch Adams', é a história de um médico que não parece, age ou pensa como um doutor que você conheceu antes. Para Patch, humor é o melhor remédio, e ele está disposto a fazer de tudo para que seus pacientes sorriam - mesmo que isso signifique arriscar sua própria carreira.


O Quarto do Filho (La Stanza del Figlio) – Itália , 2001.


Em poucas nações a família tem tanta relevância como na Itália. Mais do que um grupo de pessoas com laços sanguíneos, parentes e familiares italianos parecem possuir pactos afetivos eternos e inquebráveis. A família do psicanalista Giovanni (Nanni Moretti) e da editora Paola (Laura Morante), não foge à regra. Chamado um dia à escola de seu filho Andrea, acusado de roubar um fóssil do laboratório escolar, Giuseppe começa a questionar a educação que deu ao garoto. Preocupado com o pouco tempo que possui para gastar com o filho, o pai resolve lhe dar mais atenção. Mas o destino parece não querer favorecer pai e filho, já que uma tragédia impedirá para sempre o estreitamento desta relação. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2001, O Quarto do Filho, do diretor Nanni Moretti, trata com delicadeza e enorme brilhantismo de sentimentos intensos como a perda, o amor e a culpa.


Para Roseanna (For Roseanna) – EUA, 1996.
Jean Reno é Marcello Beatto, um marido dedicado e apaixonado por sua esposa Roseanna que está com uma doença incurável. Como último desejo, ela quer ser enterrada no cemitério local da cidade onde a pequena filha do casal está enterrada. Mas restou apenas três lugares vagos e Marcello se esforça ao máximo para manter todas as pessoas da cidade na mais perfeita saúde, agindo como um anjo da guarda de todos os moradores. "PARA ROSEANNA" é um conto de fadas de risos e lágrimas, de amor e amizade, que lida com problemas básicos humanos de vida e morte, mas de uma maneira mais cômica, preservando a natureza romântica e tocante da história Um Filme Encantador!


Olga – Brasil , 2004.


Da infância burguesa na Alemanha à morte numa das câmaras de gás de Hitler, este filme retrata a vida e os ideais da militante comunista Olga Benário Prestes.

Vida que segue (Moonlight Mile) – EUA, 2002.

Uma história sensível e arrebatadora escrita e dirigida por Brad Silberling ('Cidade dos Anjos'). Os planos para o casamento de Joe Nast mudam de curso com uma triste perda. A partir daí, ele passa a agir de acordo com as expectativas dos outros - um marido respeitável em luto, e um genro dedicado. Mas inesperadamente surge uma outra mulher em sua vida e isto o deixa em dúvida sobre qual rumo seguir; o seu novo papel ou o seu coração?


Os descendentes (The Descendants) – EUA , 2011.


Este filme, ambientado no Havaí, às vezes é divertido, e às vezes é uma jornada trágica para Matt King (George Clooney), um marido indiferente, pai de duas garotas, que é forçado a reexaminar seu passado e abraçar seu futuro quando sua esposa sofre um grave acidente em Waikiki. O ocorrido exige uma reaproximação com suas filhas adolescentes, enquanto Matt se debate com a decisão de vender as terras que estão na família desde os temos da realeza havaiana e dos missionários.


Feitiço do Coração (Return to me) – EUA, 2000.
A vida pode ser alterada num instante se você for Bob Rueland (David Duchovny) e Grace Briggs (Minnie Driver). Um solitário Bob ajudado por Grace, que vive cercada de "mães substitutas" e de seu avô irlandês que, juntamente com seu cunhado italiano, cuidam de um restaurante em Chicago. Embora Bob e Grace sejam estranhos um ao outro no início da estória, suas vidas irão se entrelaçar de forma irreversível por culpa do destino.


11 de setembro (11´09’’01) – França, 2002.


Onze curta-metragens abordando diversos aspectos dos ataques terroristas aos Estados Unidos, ocorridos em 11 de setembro de 2001. Danis Tanovic e Ken Loach relacionam a data do atentado a outros acontecimentos. Tanovic lembra-se do dia 11 de julho de 1995, quando ocorreu o massacre em Srebrnica e Loach rememora que Salvador Allende foi deposto do governo chileno em 11 de setembro de 1973. Idrissa Ouedraogo realizou uma comédia reflexiva sobre Burkina Faso. Samira Makhmalbaf mostra uma professora que tenta explicar o ataque a um grupo de crianças. Sean Penn evoca a vida de uma viúva que morava à sombra das duas torres desabadas. Claude Lelouch descreve as reações de vários surdos ao evento ou que testemunharam o evento. Shonei Imamura recorre às memórias japonesas da Segunda Guerra Mundial e Mira Nair mostra os problemas das minorias étnicas. Amos Gitai dá a sua interpretação sobre o papel da mídia em uma informação de significado internacional. Alejandro González Iñárritu apresenta 11 minutos de preces na escuridão, enquanto Youssef Chahine reflete a perspectiva do Oriente Médio.


Laços de Ternura (Terms  of Endearment) – EUA, 1983

Aurora (Shirley MacLaine), uma viúva, e Emma (Debra Winger), sua filha, apesar de se amarem tem uma relação conflituosa. Entretanto, tudo muda quando a filha descobre que está com câncer e, ao mesmo tempo, toma consciência de que foi traída por Flap (Jeff Daniels), seu marido. Simultaneamente sua mãe após anos passa a se interessar por Garrett Breedlove (Jack Nicholson), um vizinho paquerador.


Um Amor para Recordar (A Walk to Remember) – EUA, 2003.

 

Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio.


O Jogo da Verdade (Moonlight & Valentino) – EUA,1993. 


Rebecca Trager Lott (Elizabeth Perkins) fica viúva precocemente, em virtude do seu marido ter sido atropelado. Assim Lucy Trager (Gwyneth Paltrow), sua irmã mais nova, Sylvie Morrow (Whoopi Goldberg), sua melhor amiga, e Albert Trager (Kathleen Turner), sua ex-madrasta, lhe dão todo apoio neste momento difícil, que faz as quatro revelarem diversas crises interiores. Além disto Rebecca se sente atraída por um belo e jovem pintor de paredes (Jon Bon Jovi).


Encontro Marcado (Meet Joe Black) – EUA, 1998.


Em Nova York, uma médica residente (Claire Forlani) conhece por acaso um recém-chegado na cidade (Brad Pitt). Eles se sentem atraídos, mas logo após se despedirem ele morre em um acidente. Em seguida, a própria Morte decide por utilizar o corpo desta vítima e vai falar com um magnata da mídia (Anthony Hopkins), dizendo que está ali para levá-lo mas, como pretende conhecer os hábitos dos humanos, propõe retardar esta partida se o milionário tornar esta "férias" interessantes e instrutivas. Ironicamente, a filha do magnata a jovem médica que tinha se sentido atraída por um desconhecido no início da história. Seria impossível para ela imaginar que estava diante da Morte, que apenas utilizava naquele momento aquele corpo como invólucro, mas outra coisa inimaginável também acontece: a Morte se apaixona pela filha do milionário.


Doce Novembro (Sweet November) – EUA, 2001.


Nelson Moss (Keanu Reeves) é um atarefado executivo que só pensa em seu trabalho e parece ter se esquecido o que é ser amado por alguém. Até que conhece Sara Deever (Charlize Theron), que lhe traz novamente um sentimento de romantismo à sua vida. Ela termina convencendo-o a passarem um mês juntos e depois se separarem, pois considera este um tempo suficiente para que possam resolver seus problemas emocionais. Porém, com o passar dos dias Nelson se apaixona cada vez mais por Sara e busca descobrir qual é o motivo pelo medo de compromisso que ela possui.


O Amor Acontece (Love Happens) – Canadá / EUA, 2009.


Burke Ryan (Aaron Eckhart) é um escritor viúvo, autor de um livro sobre como lidar com as perdas. Seu trabalho logo se torna um best seller, o que o torna uma espécie de guru da auto-ajuda. Em uma viagem a negócios para Seattle, ele conhece Eloise Chandler (Jennifer Aniston) e por ela se apaixona. Só que, ao assistir o seminário de Burke, ela percebe que na verdade ele ainda não conseguiu superar a morte da esposa.


O enigma das cartas (House of Cards) – EUA, 1993.


Quando o marido de Ruth Matthews (Kathleen Turner) morre em uma queda, quando à noite fazia escavações arqueológicas em umas ruínas maias, a caçula do casal, Sally (Asha Menina), reage à morte do pai de maneira muito estranha, pois ao voltar para sua casa não profere uma só palavra. Quando o comportamento de Sally piora, Ruth se vê obrigada a deixar que Jacob T. Beerlander (Tommy Lee Jones), um especialista em crianças autistas, examine sua filha. Jacob tenta tirar Sally da sua desordem mental por métodos tradicionais, mas Ruth tenta de outra maneira, ao reproduzir em grande escala um castelo de cartas que sua filha tinha construído. Por mais estranho que seja, Ruth crê que só assim terá Sally de volta.


Duas Semanas (Two Weeks) – EUA, 2007. 


Carolina do Norte. Anita Bergman (Sally Field) está nos últimos dias de sua vida, o que faz com que seus filhos Keith (Ben Chaplin), Emily (Julianne Nicholson), Barry (Thomas Cavanagh) e Matthew (Glenn Howerton) resolvam visitá-la. A intenção deles é ficar com a mãe até sua morte, só que esperavam que isto levasse pouco tempo. À medida que o tempo passa eles começam a se desentender.


Longe Dela – Canadá, 2006. 


Grant (Gordon Pinsent) e Fiona (Julie Christie) formam um casal feliz, que tem sua vida abalada quando ela apresenta alguns graves sintomas, como perda de memória. Logo vem a confirmação: Fiona está com o mal de Alzheimer. Relutante a princípio, ela passa a aceitar a doença e se interna numa clínica. Uma das regras do local é que os pacientes não recebam visitas durante seus primeiros 30 dias. Quando Grant finalmente consegue vê-la, ela já não o reconhece mais. Fiona está agora afeiçoada por Aubrey (Michael Murphy), outro paciente da clínica, o que faz com que Grant tenha que se contentar com sua nova condição de amigo ao mesmo tempo em que tenta ajudá-la a se lembrar do passado.

Filmes sobre luto